Vacina Covid-19

Comunicado Oficial

publicado: 09/06/2021 12h59, última modificação: 09/06/2021 13h01
Esclarecimento em face dos questionamentos sobre um possível atraso da vacinação contra a Covid-19, em Alto Horizonte.
capa.png

Em face dos questionamentos sobre um possível atraso da vacinação contra a Covid-19, em Alto Horizonte, em relação a outros municípios; a Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância em Saúde esclarece que:

• Desde o inicio da Vacinação tem seguido o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-i 9, que em 17/0512021 alcançou a 7a versão atualizada.
• o município tem autonomia na organização, planejamento e operacionalização da vacinação.
• As doses são enviadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI Goiás), de acordo com a população cadastrada em sistemas oficiais do Governo como: IBGE, e-SUS, BPC etc.
• Conseguimos vacinar 100% das faixas etárias e dos grupos prioritários pelo Plano Nacional, mesmo recebendo quantidade reduzidas de doses.
• Conseguimos autorização para ampliação nas fases anteriores e com sobras em estoque, conforme ofícios enviados ao PNI.
• No dia 28/05/2021 por meio de Oficio, questionamos à Gerência de imunização sobre a redução do envio das doses nas últimas quatro remessas, quando comparamos Alto Horizonte com outros municípios. Nos dias 07/06/2021 e 08/06/2021 solicitamos por telefone urgência em receber a resposta do Ofício, mas até o momento não fomos contatados.
• No atual momento, estamos vacinando os trabalhadores da Educação, conforme o 20° Informe Técnico que orienta em seu item 2, encerrar a vacinação dos trabalhadores da Educação e após depois iniciar por faixa etária.
• Após encerrar os trabalhadores da Educação, iremos vacinar a faixa etária de 59 a 55 anos, no sistema de 70% (idade) e 30% (grupos prioritários)_
• Para maior transparência dos dados, e conforme orientados pelo TCM, alimentamos o Portal da Transparência da Prefeitura de Alto Horizonte, redes sociais da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde com dados como: lista de vacinados, vacinômetros, boletim epidemiológico diário, despesas e empenhos e todas as informações que se fazem necessárias sobre a Covid-19 no município. Para demais esclarecimentos sobre a imunização contra o coronavirus o cidadão também pode entrar em contato com o PNI Goiás pelo telefone: 62 3201 7882.

Acesse o Comunicado

Rosania Machado dos Reis Rezende