Início – Carta de serviço – Controladoria Geral do Município – Registrar uma Ouvidoria
Você sabia que a Ouvidoria tem uma Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos? É a Lei Federal nº 13.460/2017. Nesta Lei fica estabelecido que a Prefeitura Municipal de Alto Horizonte/GO tem o dever de incentivar a participação ativa do cidadão/usuário por meio do canal fale conosco e da Ouvidoria. Vamos aprender como registrar a sua Ouvidoria?
A Ouvidoria do Município de Alto Horizonte/GO recebe diversos tipos de manifestações. Qualquer pessoa poderá registrar algum tipo de manifestação, para que após triagem, análise e investigação possam ser tomadas as eventuais providências.
Para a Ouvidoria o que é manifestação/demanda? Manifestar é o ato de expor, apresentar, declarar, tornar visível, publicar. A manifestação é uma forma de o cidadão expressar para a ouvidoria seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões. Assim, pode auxiliar à Prefeitura a aprimorar a gestão de políticas e serviços, ou, a combater a prática de atos ilícitos.
Tipos de manifestações que podem ser registradas?
DICAS IMPORTANTES!!!
Na hora de escrever ( no campo descrição) da sua manifestação, fique atento às dicas abaixo:
Ficou com alguma dúvida?
Acesse o canal - fale conosco - disponível em: https://altohorizonte.go.gov.br/fale-conosco/ ou acesse o Pergunta e Respostas Frequentes - FAQ: https://altohorizonte.go.gov.br/perguntas-e-resposta-frequentes/.
Quem pode solicitar? Qualquer cidadão.
É obrigatório se identificar? Não. As manifestações podem ser realizadas anonimamente. Contudo, recomenda-se a identificação para que possa fazer melhor acompanhamento da resposta via e-mail cadastrado pelo interessado.
Tem agendamento de Atendimento Preferencial? Sim. Basta encaminhar um e-mail: faleconosco@altohorizonte.go.gov.br ou mandar uma mensagem para o telefone: +55 (62) 9200116894.
a) ETAPAS PARA REGISTRAR MANIFESTAÇÃO (ONLINE):
Acesse o site oficial da prefeitura, em seguida selecione o menu “portal da transparência ou transparência (no topo do site), clique (filtrar) na opção “Ouvidoria”. A seguir escolha a opção: “registre aqui sua manifestação”. Em seguida, clique em um tipo de “manifestação” que deseja registrar: elogio; sugestão; reclamação; comunicado de irregularidade; denúncia; representação; demanda; crítica.
Você tem fotos, vídeos ou algum documento que queira enviar? Clique em anexar e marque o documento, você tem um limite de 3MB e os arquivos permitidos são: .DOC , .DOCX , .JPEG , .JPG , .PNG , .BMP , .MP4 , .PDF , .RAR , .ZIP.
Preencha os dados solicitados para cada tipo de manifestação, inclusive a “descrição detalhada” (relatar os fatos). Escreva todos os detalhes que você tiver. Veja as dicas:
Clique em “cadastrar” e pronto! Seu registro terá um protocolo e já está sendo processado. Recomenda-se anotar/guardar o número do protocolo gerado. Exemplo de número de protocolo: 05b509be5a595ec.
b) ETAPAS PARA ACOMPANHAR MANIFESTAÇÃO (ONLINE):
Acesse o site oficial da prefeitura, em seguida selecione o menu “portal da transparência ou transparência (topo do site), clique (filtrar) na opção “Ouvidoria”. A seguir selecione a opção: “Acompanhar protocolo/manifestação” e preencha o número do protocolo. Exemplo: 05b509be5a595ec.