Detalhes: Registrar uma Ouvidoria

Registrar uma Ouvidoria

Controladoria Geral do Município

O QUE É O SERVIÇO:

Você sabia que a Ouvidoria tem uma Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos? É a Lei Federal nº 13.460/2017. Nesta Lei fica estabelecido que a Prefeitura Municipal de Alto Horizonte/GO tem o dever de incentivar a participação ativa do cidadão/usuário por meio do canal fale conosco e da Ouvidoria. Vamos aprender como registrar a sua Ouvidoria?

A Ouvidoria do Município de Alto Horizonte/GO recebe diversos tipos de manifestações. Qualquer pessoa poderá registrar algum tipo de manifestação, para que após triagem, análise e investigação possam ser tomadas as eventuais providências.

Para a Ouvidoria o que é manifestação/demanda? Manifestar é o ato de expor, apresentar, declarar, tornar visível, publicar. A manifestação é uma forma de o cidadão expressar para a ouvidoria seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões. Assim, pode auxiliar à Prefeitura a aprimorar a gestão de políticas e serviços, ou, a combater a prática de atos ilícitos.

 

Tipos de manifestações que podem ser registradas?

 

  • ELOGIO: Demonstração de apreço, reconhecimento ou satisfação sobre o serviço recebido ou relativo a pessoas que participaram do serviço/atendimento.
  • SUGESTÃO:  Manifestação que apresenta uma ideia ou proposta para o aprimoramento dos serviços realizados pela administração pública municipal, ainda que associada a uma reclamação específica.
  • RECLAMAÇÃO: Manifestação de desagrado, uma queixa ou crítica sobre um serviço prestado, ação ou omissão da administração e/ou do servidor público, considerado ineficiente, ineficaz ou não efetivo.
  • COMUNICADO DE IRREGULARIDADE: É a comunicação ou denúncia espontânea referente a irregularidades ou extravios de documentação fiscal.
  • DENÚNCIA: Comunicação de irregularidades ocorridas no âmbito da administração pública ou apontamento de exercício negligente ou abusivo dos cargos, empregos e funções, como também infrações disciplinares ou prática de atos de corrupção, ou improbidade administrativa, que venham ferir a ética e a legislação.
  • REPRESENTAÇÃO: é o ato de levar ao conhecimento da Corregedoria/Controladoria fato ilícito ou irregularidade que possibilita a adoção de providências. Após o recebimento da representação, o atendente a encaminhará imediatamente ao setor competente.
  • DEMANDA: neste campo o cidadão pode solicitar algum tipo de serviço para a Prefeitura, por exemplo: necessidade de tapar os buracos de determinada rua do município; realizar inspeção da vigilância sanitária em determinado estabelecimento; etc.
  • CRÍTICA: Consiste na manifestação sobre apreciação desfavorável, apontamento de imperfeições sobre os serviços prestados pela administração pública municipal.

 

DICAS IMPORTANTES!!! 

Na hora de escrever ( no campo descrição) da sua manifestação, fique atento às dicas abaixo:

  • Você pode acompanhar seu registro! Para acompanhar e receber a resposta, precisa se identificar. O acompanhamento será feito pelo seu e-mail informado no cadastro.
  • Se preferir, pode registrar reclamação e denúncia sem se identificar, contudo, destacamos que é importante anotar e guardar o número do protocolo, se assim não fizer  não poderá acompanhar e nem receber a resposta da manifestação.
  • Não escreva seus dados pessoais (nome, CPF, e-mail, endereço, data de nascimento etc.) no texto do seu registro. Essa medida serve para proteger o sigilo dos seus dados.
  • Antes de realizar sua manifestação, verifique se a informação não se encontra disponível no site do órgão ou entidade (https://altohorizonte.go.gov.br/).
  • Registre uma manifestação de cada vez e selecione o tipo correto (veja os tipos acima).
  • Seja objetivo e escreva de forma clara. É importante que o órgão compreenda corretamente qual é o seu pedido para lhe enviar uma resposta adequada.
  • Ao escrever seu pedido, dê o máximo de detalhes possíveis sobre que informação você deseja. Não estão amparadas pelo escopo da LAI (Lei de Acesso à Informação) as informações genéricas, ou seja, aquelas em que o requerente não indica o período em que a informação foi produzida, o tipo de documento que deseja, o assunto a que se refere, de modo que o órgão não consiga identificá-lo de maneira precisa.
  • Se possível, evite informar seus dados pessoais, ou citar informações de terceiros, no campo dedicado à descrição do pedido de acesso à informação.

 

Ficou com alguma dúvida?

Acesse o canal - fale conosco - disponível em: https://altohorizonte.go.gov.br/fale-conosco/ ou acesse o Pergunta e Respostas Frequentes - FAQ: https://altohorizonte.go.gov.br/perguntas-e-resposta-frequentes/.

 

REQUISITOS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:

Quem pode solicitar? Qualquer cidadão.

É obrigatório se identificar? Não. As manifestações podem ser realizadas anonimamente. Contudo, recomenda-se a identificação para que possa fazer melhor acompanhamento da resposta via e-mail cadastrado pelo interessado.

Tem agendamento de Atendimento Preferencial? Sim. Basta encaminhar um e-mail: faleconosco@altohorizonte.go.gov.br ou mandar uma mensagem para o telefone: +55 (62) 9200116894.

PRINCIPAIS ETAPAS DO SERVIÇO:

a) ETAPAS PARA REGISTRAR MANIFESTAÇÃO (ONLINE):

Acesse o site oficial da prefeitura, em seguida selecione o menu “portal da transparência ou transparência (no topo do site), clique (filtrar) na opção “Ouvidoria”. A seguir escolha a opção: “registre aqui sua manifestação”. Em seguida, clique em um tipo de “manifestação” que deseja registrar: elogio; sugestão; reclamação; comunicado de irregularidade; denúncia; representação; demanda; crítica.

Você tem fotos, vídeos ou algum documento que queira enviar? Clique em anexar e marque o documento, você tem um limite de 3MB e os arquivos permitidos são: .DOC , .DOCX , .JPEG , .JPG , .PNG , .BMP , .MP4 , .PDF , .RAR , .ZIP.

Preencha os dados solicitados para cada tipo de manifestação, inclusive a “descrição detalhada” (relatar os fatos). Escreva todos os detalhes que você tiver. Veja as dicas:

  • O que você precisa?
    O que ocorreu ou está ocorrendo?
    Quem são as pessoas envolvidas (nomes, apelidos etc.)?
    Quando ocorreu o fato (data, horário, ocorreu uma única vez, sempre ocorre etc.)?
    Onde é o local (especifique informando o máximo de detalhes de localização e pontos de referência onde aconteceu)?
    Como ocorreu (você presenciou ou foram terceiros que presenciaram)?
  • O denunciante não é obrigado a saber de tudo para fornecer a denúncia, mas deverá fornecer o máximo de informações que tenha conhecimento, inclusive eventuais provas do ilícito ou irregularidade, para ajudar na compreensão da situação por quem for fazer a análise preliminar e a sua apuração posterior.
  • Quando a ouvidoria verifica que na denúncia existem informações suficientes, ela é encaminhada para a área responsável pela apuração dos fatos. Além disso, em alguns casos, a ouvidoria pode pedir ao cidadão que traga mais algumas informações, complementando a sua denúncia.

 

Clique em “cadastrar” e pronto! Seu registro terá um protocolo e já está sendo processado. Recomenda-se anotar/guardar o número do protocolo gerado. Exemplo de número de protocolo: 05b509be5a595ec.

 

b) ETAPAS PARA ACOMPANHAR MANIFESTAÇÃO (ONLINE):

Acesse o site oficial da prefeitura, em seguida selecione o menu “portal da transparência ou transparência (topo do site), clique (filtrar) na opção “Ouvidoria”. A seguir selecione a opção: “Acompanhar protocolo/manifestação” e preencha o número do protocolo. Exemplo: 05b509be5a595ec.

 

E-MAIL:

faleconosco@altohorizonte.go.gov.br

TELEFONE:

(62) 92001-6894

LOCAL:

Av. Maracanã, N° 15, Qd. 00, Lt. 1, Centro, Alto Horizonte, Cep: 76.560-000.

HORÁRIO:

de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 07h00 às 11h e das 13h às 17h.

PREVISÃO DE PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:

Imediato para o registro e para resposta o prazo é de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30 dias (em casos extremos e justificados).

FORMAS DE PRESTAÇÃO:

Internet, presencialmente e/ou por correspondência.

TAXAS E PREÇOS:

Não há custos para registrar manifestação na Ouvidoria.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?

Nome
E-mail
Mensagem
Esta avaliação não será analisada como manifestação de Ouvidoria. Servirá apenas para revisarmos e refletirmos sobre as informações disponíveis nesta página.
Esclarecemos que os dados fornecidos acima serão tratados com respeito à sua privacidade. Seguindo a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados 13.709, de 14 de agosto de 2018.
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