Detalhes: Serviço de Inspeção Municipal – SIM

Serviço de Inspeção Municipal – SIM

Secretaria Municipal de Agricultura

O QUE É O SERVIÇO:

O Serviço de Inspeção Municipal -SIM  estabelece normas para inspeção e a fiscalização industrial e sanitária de produtos de origem animal, destinadas a preservar a inocuidade, a identidade, a qualidade e a integridade dos produtos e a saúde e os interesses do consumidor.

Documentos Necessários:

Produtor Familiar DAP/CAF

• RG
  • CPF
  • Comprovante de endereço do estabelecimento
  • Declaração de aptidão do PRONAF-DAP (ou CAF)
  • Inscrição Estadual
  •  Planta baixa do estabelecimento
  •  2 Vias Memorial Econômico-Sanitário do estabelecimento
  • 2 Vias Memorial Descritivo do Processo de Fabricação e Rotulagem
  • Comprovação de contratação de Responsável Técnico Veterinário – RT (Se for o caso)
  •  Certificado de conformidade junto aos bombeiros (Se for o caso) Certificado de dedetização do estabelecimento (Com data de validade)
  • Licença ambiental (Se for o caso)
  •  2 Vias Análise da água da indústria (parceria com VISAM)
  • Cópia do Documento do automóvel utilizado para transporte da mercadoria
  • 2 Vias da etiqueta de cada produto cadastrado

Pessoa Jurídica

• RG do (s) proprietário (s)
  •  CPF do (s) proprietário (s)
  •  CNPJ
  •  Comprovante de endereço do estabelecimento
  •  Contrato social da empresa
  •  Extrato de cadastro junto ao SEFAZ
  •  Planta baixa do estabelecimento
  •  Memorial Econômico-Sanitário do estabelecimento
  •  Memorial Descritivo do Processo de Fabricação e Rotulagem
  •  Comprovação de contratação de Responsável Técnico Veterinário – RT (Se for o caso)
  •  Alvará de funcionamento
  •  Alvará sanitário (Se realizado comercialização no local)
  •  Certificado de conformidade junto aos bombeiros (Se for o caso)
  •  Licença ambiental (Se for o caso)
  •  Certificado de dedetização do estabelecimento (Com data de validade)
  •  Análise da água da indústria (parceria com VISAM)
  •  Cópia do Documento do automóvel utilizado para transporte da mercadoria
  •  2 Vias da etiqueta de cada produto cadastrado

Unidade Responsável:

Secretaria Municipal de Agricultura

• Departamento - SIM

REQUISITOS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:

Quem pode solicitar?

• Todos os agricultores e agroindústrias rurais e urbana, formais ou informais, que trabalhem com abate de animais, carne e seus derivados, o pescado e seus derivados, os ovos e seus derivados, o leite e seus derivados e os produtos das abelhas e seus derivados.
  • A Inspeção e Fiscalização a que se refere ao requisito anterior, sobre o ponto de vista industrial e sanitário, a inspeção ante e post, mortem dos animais, a recepção, manipulação, beneficiamento, industrialização, fracionamento, conservação, embalagem, rotulagem, armazenamento, expedição e trânsito de quaisquer matérias-primas e produtos de origem animal.
  • Uma vez a agroindústria registrada no Serviço de Inspeção Municipal- SIM,  poderão comercializar seus produtos em todo território municipal.
  • Para se cadastrar no Serviço de Inspeção Municipal, é necessário que o agricultor pessoas física  possua DAP- Declaração de Aptidão ao Pronaf ou CAF- Cadastro Nacional da Agricultora familiar.

PRINCIPAIS ETAPAS DO SERVIÇO:

O produtor ou agroindústria  devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura pessoalmente com todas as documentações requisitada na descrição. Essas documentações será analisada pela equipe do SIM, posteriormente será realizada uma visita no local da agroindústria para conferir as instalações e os equipamentos descritos no memorial descritivo e na planta baixa ou croqui. Estando tudo em conformidade será  concedido o selo com validade de um ( 1) ano e autorização para o   inicio das atividades.

sim@altohorizonte.go.gov.br

TELEFONE:

62 920016430

LOCAL:

Avenida Rio Preto, S/N Setor Senhora Aparecida

HORÁRIO:

De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 07h00 às 11h e das 13h às 17h.

PREVISÃO DE PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:

Depende da demanda, e da organização da Industria

FORMAS DE PRESTAÇÃO:

TAXAS E PREÇOS:

Não há custos para essa prestação de serviços.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?

Mensagem
Esta avaliação não será analisada como manifestação de Ouvidoria. Servirá apenas para revisarmos e refletirmos sobre as informações disponíveis nesta página.
Esclarecemos que os dados fornecidos acima serão tratados com respeito à sua privacidade. Seguindo a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados 13.709, de 14 de agosto de 2018.